Favelas turísticas

O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é constituído por treze favelas, sendo considerado das zonas mais violentas da cidade. É também uma vasta área com difíceis acessos, o que torna complicadas as deslocações de quem por lá habita. Com vista a minorar este problema, foi inaugurada uma linha de teleférico com 3,5 km de extensão, o Teleférico do Complexo do Alemão, em julho de 2011.

Além de transportar os moradores, o teleférico tem também um passe para turistas. Estava a ver isto no telejornal, e de imediato associei estas viagens de teleférico àquelas que fazia no zoológico, quando era criança. Tem, de facto algumas semelhanças, a meu ver: se, no zoo, não quero correr o risco de ser comida por algum animal e por isso não ando pelo meio dos habitats, na favela passa-se o mesmo. E se desejava sempre ver os tratadores a alimentarem as “bestas”, aposto que estas viagens de teleférico pelo meio das favelas se tornariam muito mais interessantes se os turistas pudessem presenciar trocas de tiros e violência, ao vivo e a cores.

Talvez no futuro o turismo se passe a concentrar nas zonas de guerra, em vez de delas se afastar. Se, nos média, as desgraças, os horrores e os dramas têm uma relevância particular (praticamente só se fala nisso), no turismo também devia vingar. Só faltava porem guias nos teleféricos, com relatos em directo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s