Tutorial: Avaliação da Informação na Internet

Com problemas na avaliação da credibilidade da informação na Internet? Não há problema!
A Gulbenkian explica tudo neste tutorial.

A Internet, sobretudo a World Wide Web, disponibiliza uma quantidade impressionante de informação produzida por muitas e variadas origens. Frequentemente, é difícil perceber quem produziu os conteúdos que estamos a consultar. Por isso, torna-se necessário desenvolver ferramentas que nos ajudem a avaliar a informação que nos é fornecida. Porque todos podemos ser produtores de informação, criando páginas WEB, blogs

A Internet disponibiliza informação em quantidade e diversidade :

QUANTIDADE – qualquer pessoa pode ser produtora de informação, ao criar a sua página Web;

DIVERSIDADE DE TIPOLOGIAS : factos, opiniões, histórias, interpretações, estatísticas…

DIVERSIDADE DE INTENÇÕES: informar, persuadir, vender, entreter…

Estes aspectos podem provocar várias dificuldades aos utilizadores :

  • Excesso de informação;
  • Número muito elevado de informação sem valor;
  • Natureza efémera de informação disseminada através de páginas pessoais;
  • Existência de informação com dados não exactos e incorrectos.

Aspectos a considerar e critérios aplicáveis:

Tal como acontece com informação noutros suportes (por exemplo, livros e publicações periódicas) existem vários aspectos da informação acessível na Internet que podem ser objecto de avaliação, de acordo com diversos critérios e indicadores pré-estabelecidos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s