Cartazes de propaganda da Segunda Guerra Mundial

Fui hoje ao Museu Fundação Berardo, sem saber ao que ia, mas acabei por ter uma surpresa agradável. Mesmo com o primeiro piso encerrado, havendo 2 exposições ainda em fase de montagem (inauguram as duas no espaço de 2 ou 3 semanas), deparei-me com uma exposição sobre cartazes de propaganda da Segunda Guerra Mundial.

O design gráfico dos materiais da exposição deixa um tanto a desejar, mas o material que se encontra exposto vale bem a pena ver. Os cartazes expostos são tanto do lado dos Aliados como do Eixo. O meu interesse neles reside não só na componente histórica como também na qualidade gráfica. O uso de caricaturas é frequente, e as estratégias utilizadas inteligentes. O cartaz que acima coloquei foi um dos que achei mais interessante, pelo modo como fomenta o ódio ao inimigo, ao mesmo tempo que incentiva a poupar combustível para a guerra.

[Só uma pequena nota: eu sei que não estamos em guerra, mas em tempos de crise económica, e havendo sérias preocupações ambientais, não seria um “clube de partilha de carros” uma boa solução?]

Entretanto, andei a pesquisar mais uns quantos pela net, coloco-os aqui (alguns estão expostos no Museu Fundação Berardo):

           

Advertisements

2 responses to “Cartazes de propaganda da Segunda Guerra Mundial

  1. Gosto muito Mafalda!
    Parabéns!
    Frankie

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s