Esquemas…

 

Quantas vezes não recebo o tipo de mensagens de que fala o Azul…
Pergunto-me se haverá quem nelas acredite, mas também acho que se não houvesse elas também não existiam.

Às vezes penso que deveria haver uma disciplina na escola que ensinasse aos alunos como identificar fraudes e esquemas fraudulentos (não só na internet).
O que eu, enquanto utilizador experiente, posso considerar uma mensagem enganadora, miúdos facilmente influenciáveis poderão sentir-se tentados a acreditar. Mensagens com desafios fáceis e com promessas de prémios aliciantes, é coisa que não falta online. Acho particularmente intrigante o facto de que, na maioria dos questionários (que permitem receber o fabuloso prémio), mesmo que o respondente se engane na resposta, são-lhe dadas todas as possibilidades e mais algumas de emenda. Assim, se eu tiver 3 hipóteses de resposta, posso clicar em A 500 vezes, em B outras tantas, e, sendo C a resposta correcta, mesmo depois das minhas 154611263 tentativas falhadas, ainda me é permitido escolhe-la e avançar no questionário, por modo a receber o prémio.

O que a mim não parece fazer sentido nenhum, a mentes mais incautas poderá realmente enganar. E se em alguns casos se fica apenas com uma subscrição de um serviço de telemóvel de €4 semanais (a maioria dos questionários no fim pede o número de telemóvel), o que já em si não tem muita piada, noutros a consequência pode ser muito maior, como nos casos das fraudes bancárias.

Leave a Reply

