Se está numa revista credível, é porque é verdade?

Artigo no público de hoje: Cientistas cépticos quanto a estudo que associa transgénicos ao cancro

Muitos cientistas torcem porém o nariz ao estudo, apesar de ter sido publicado numa revista científica conceituada – a Food and Chemical Toxicology.

Será que o milho transgénico provoca o cancro? Um estudo com a duração de dois anos, e com experiências em ratos de laboratório, é agora tornado público.
Um grupo de ratos com alimentação normal vs. outro com transgénicos.
Os segundos desenvolveram cancro em maiores percentagens que os primeiros. As reacções divergem. Se, por um lado, as organizações contra os transgénicos aplaudem o estudo, muitos cientistas questionam a sua credibilidade pelo modo como foi desenvolvido, argumentando que o facto de ter sido publicado numa revista conceituada não o torna mais credível. Pois se os ratos já têm uma propensão para desenvolver cancro, se além do milho transgénico também consumiam água com herbicida, como saber realmente até que ponto o consumo de transgénicos contribuiu para o desenvolvimento do cancro?

É daqueles casos em que eu penso: cada parte está a querer vender o seu peixe. As organizações anti-transgénicos dizem que é credível, porque lhes convém.
Os pró-transgénicos refutam o estudo. E os cientistas? Não sei de que lado estão, mas gostava de saber. Território neutro? Não sei. Mas duvido muito.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s