O cúmulo do ideal de beleza

O cúmulo do ideal de beleza é tentar tornar uma imagem tão perfeita que ela acaba por se tornar precisamente o contrário. Eu, como muita gente, ganhei o hábito de, sempre que tiro uma fotografia, e antes de a utilizar, a editar no Photoshop, para retirar imperfeições, corrigir cores, etc… Mas confesso que duplicar axilas nunca foi muito a minha cena, ao contrário do que se pode ver nesta imagem de Karlie Kloss, e do fotógrafo Mário Testino.

Sempre me fez alguma confusão o facto de os manequins e afins serem vistos como objectos, e passarem uma imagem de perfeição inalcançável pelo comum mortal. Mas, ora, com Photoshop também eu. Fazer batota não vale… E depois é assim que temos casos extremos de pessoas que fazem [hipoteticamente] 500 cirurgias para se parecerem com Kens e Barbies, com disturbios alimentares graves (como anorexia e bulimia), e psicológicos nem se fala.

É recorrente marcas de cosméticos processarem-se umas às outras por publicidade enganosa. A última que li era de uma publicidade a um rímel, em que a manequim tinha pestanas falsas. A concorrente dessa marca (penso que a L’Óreal) processou-a, alegando que com o dito rímel não se adquiriria pestanas tão longas. O resultado foi a proibição do anúncio no Reino Unido.

Na minha opinião, deveria haver uma legislação que restringisse a manipulação das fotografias de moda e cosméticos. E nada de letras pequenas em baixo a dizer “imagens meramente ilustrativas”, porque nisso ninguém repara, e ninguém lê (experiência de quem trabalha no atendimento ao público à 5 anos: se não estiver escarrapachado, as pessoas por e simplesmente não reparam. E mesmo quando está, a mensagem tem de ser bastante simples e directa – a modinha de utilizar termos estrangeiros só vem dificultar a coisa a pessoas menos literadas).

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